Como escolher uma profissão, faculdade, e ter incentivo pra estudar.

Guia da vestibugirl -  Parte 1:


Oi, pessoal! Como estou no 3º ano do Ensino Médio, passei por muitas fases difíceis e confusas esse ano: ''Que profissão eu escolho? Qual faculdade? O que eu realmente gostaria de cursar?''... Bom, minha cabeça ficou confusa ao ponto de eu achar que eu não gostava de nada e nenhuma profissão combinaria comigo, fiquei até doente! Mas, conforme fui ''esfriando'' minha mente e minhas ideias, comecei a me organizar, me conhecer melhor e, agora, depois de alguns meses (poucos meses) já tenho absoluta certeza do que quero cursar e, o melhor de tudo: ESTOU CONSEGUINDO ESTUDAR! E, melhor ainda: Passei em 7º lugar na colocação geral da faculdade que mais tenho vontade de estudar! (Porém, minha meta é o 1º lugar...mas já está ótimo, né?). Ok, chega de enrola enrola, quis compartilhar isso com vocês, pra mostrar que foi difícil pra mim, como é pra maioria, mas com o tempo as coisas vão se encaixando e você consegue se decidir, e aiiiiii sim, você consegue estudar pra valer! Vamos lá?
Primeiro de tudo: Vou separar minhas dicas em tópicos e por ordem pra dar uma ''turbinadinha'' na mente de vocês.


1. Qual é seu sonho?

Pode parecer clichê, mas, ter um sonho, na hora de escolher sua profissão ou focar nos estudos é essencial! Se você não tiver nenhum sonho ou objetivo a ser alcançado, se esforçar estudando, não vai fazer muito sentido e você pode acabar se cansando e, principalmente, se frustrando por não ter um incentivo maior que você sempre ali pra te dar mais força de vontade! E isso é MUITO sério! Você tem que, primeiro de tudo, até mesmo antes de começar a estudar pra valer, traçar algumas metas, fazer planos pra alcançar seus objetivos, e isso vai desde ser uma atriz até ser uma médica. Tudo precisa de um incentivo maior! Você vai precisar se agarrar nesse incentivo e ir atrás, correr MESMO!

2. Visite faculdades, pesquise sobre as profissões que mais te agradam.

Se você ainda não tiver escolhido nenhuma profissão, vale ir atrás no site do Guia do Estudante, na seção de profissões. Lá tem todas as profissões possíveis que você puder imaginar e, eu garanto, que tem 99,9% de chances da sua profissão estar por lá, viu! (Da uma olhadinha: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/) Lá as profissões são separadas de acordo com a área em que elas estão, então, fica mais legal ainda pra você escolher as matérias que você mais gosta!

Bom, depois disso, ou se você já tem suas opções (ou sua opção) em mente, vou dar uma das PRINCIPAIS dicas que, sem dúvidas, pra mim foi um momento decisivo e que me fez escolher de vez o curso que eu escolhi: VISITAR AS FACULDADES! Sério! MESMO! Se você está em dúvida, não existe forma melhor de esclarece-las! Além de você conhecer o campus e dar uma animada, você conversa com os professores, profissionais da área e, sente, de perto, o que é estar em uma faculdade e qual é a sensação! A maioria das faculdades (acho que todas) abrem as portas pra uma visita agendada, algumas até deixam você participar de uma aula do curso que você quer! Na primeira vez que eu fiz isso, voltei pra casa com a maior certeza do que eu queria pra mim, me senti muito mais segura em relação a tudo e, principalmente, percebi que a faculdade não é aquele bicho de 7 cabeças que os professores no ensino médio, geralmente, costumam dizer. Vai ser puxado? VAI, COM CERTEZA! Mas, ao mesmo tempo, vai ser muito gratificante!

3. Nada acontece se você não correr atrás.

Depois de tudo isso, ok. Chegamos a parte mais complexa: ESTUDAR. E, mais ainda: APRENDER DE VERDADE E NÃO ESQUECER NA HORA DO VESTIBULAR SOCORRO. Sim, calma, eu vou ajudar.
Sério, eu não aguento ver as pessoas desistindo de seus sonhos antes de lutar por eles! Eu REALMENTE nunca vi alguém dizer que sempre  lutou por seus sonhos e nunca conseguiu (quando a pessoa não consegue, certamente, é porque ela desistiu antes de tentar outra vez),  olha, não tem essa! Se você sonha, você  é capaz SIM, se você quer, você é capaz MAIS AINDA. Só que, obviamente, nada vai acontecer se você ficar na frente do seu computador, entrando no Facebook, reclamando de tédio e resmungando que tem que estudar. NÃO ADIANTA! A gente reclama dessas coisas como se fosse acontecer um milagre e acertar tudo no vestibular assim, de graça, mas, no fundo, a gente sabe que não vai ser assim, e que a gente precisa estudar! Então, primeiro de tudo, levanta essa bunda da cadeira/sofrá/cama (principalmente, chega de dormir), e vai em busca dos seus objetivos, JURO que vai ser muito legal! Se você não tentar, ai que você não vai conseguir mesmo. No caminho vão ter dias difíceis, não vai ser fácil, mas faça com que sua vontade seja maior do que qualquer tristeza ou preguiça no mundo e, principalmente, MAIOR DO QUE QUALQUER MENINO QUE TE ATRASE (DICA DE VIDA ESSA,VIU!!!), vai ter dias de TPM FOOORTE, dolorosa, chorosa, difícil, sim, muito difícil, MAS no final, vai dar certo, desde que você se esforce e, NÃO DESISTA, È SÓ MAIS ALGUNS MESES!!! E, pra isso, você vai precisar de uma das coisas principais:

4. DISCIPLINA:

Organização e foco. Não tem jeito, você vai ter que deixar de sair em alguns finais de semana sim, ou deixar de ir comer pizza e brigadeiro na casa da sua amiga que tem um gato gordo e peludo. Vai ter que se acostumar, você vai ter uma agenda de estudos a cumprir (que eu vou explicar no próximo post) então vai precisar de ter muita disciplina pra não perder o foco! Claro, nada de deixar de ter uma vida social e se divertir, claro que não, isso até faz mal! Só vai precisar organizar seus horários, vai ter dia que vai dar pra sair, mas vai ter dia que não! E pensa bem, é só por um tempinho, depois você se acostuma com isso e a correria melhora! Tudo vai valer a pena! Seus pais vão ficar orgulhosos, você feliz, suas notas vão aumentar,e sua nota no enem e nos vestibulares desse Brasil mais ainda, né?

5. Pesquise sobre datas de vestibulares:

Pra começar a se preparar desde antes, pesquise quando costuma ser o vestibular das faculdades que você quer tentar entrar! Vai te ajudar a ter noção do tempo que você tem e, caso o tempo seja pouco, você vai ter que correr contra o tempo pra conseguir estudar o máximo possível em pouco prazo. Se quiserem ajuda com isso, podem falar comigo, eu olho o vestibular de quase todas (Principalmente as relacionadas com Comunicação Social) e, sei de muitas faculdades boas, onde os cursos são bons, onde não são, quando é vestibular, em qual campus tem o curso, quanto custa a mensalidade, enfim, eu vivo pesquisando sobre isso, então, qualquer coisinha pode falar comigo que eu vou fazer de tudo pra ajudar!!! E tiro alguma dúvida em que eu possa ajudar (Principalmente se você quiser Publicidade e Propaganda, que é o curso que eu quero, ou Jornalismo, que eu também pesquisei bastante).




Bom, meninas, essa foi a primeira parte do meu guia. Ta tudo corrido aqui, então eu fiz um resumo das principais coisas! Vou começar a editar um post sobre minhas dicas de estudo e sobre como eu faço pra me organizar e fazer tudo dar certo nos estudos e logo mais posto aqui pra vocês. Eu consegui me dar muito bem com essas dicas e tenho certeza que vai ajudar muito vocês também! Se precisarem de ajuda, só me chamar.

Beijão, até mais. s2

Karine.

0 comentários:

Postar um comentário